quarta-feira, 2 de abril de 2008

Testemunhas - A Branco e Preto

Exposição Fotográfica de Aníbal Gonçalves
Galeria de Exposições do Centro Cultural de Vila Flor
de 1 a 31 de Março de 2008



Durante a época pascal, passada em Trás-os-Montes, visitei, na sala multiusos do Centro Cultural de Chaves, uma exposição de pintura de jovens pintores galegos e transmontanos, e uma exposição fotográfica em Vila Flor.


Estas duas exposições, infra-estruturas e eventos culturais diversificados, levam-me a pensar que Trás-os-Montes está a mudar para melhor, sendo possível, hoje, em cidades e vilas da região, ter acesso a uma oferta variada de bens culturais que no passado eram apanágio das grandes cidades do litoral.

Aníbal Gonçalves é um professor do ensino básico e secundário dedicado a passatempos diversificados: canários, internet, ciclismo e fotografia. No seu blogue http://descobrir-vilaflor.blogspot.com/ tenho visto fotografias artísticas, tiradas à natureza e ao património construído.




Surpreendeu-me a temática da exposição, centrada na utilização decorativa do ferro em espaços públicos e imóveis particulares de Vila Flor, e o facto de as imagens expostas serem a branco e preto.

No primeiro dia de férias escolares desloquei-me de Oeiras a Vila Flor para ver a exposição, chegando pouco tempo antes de a galeria fechar.









A relação que tenho com a pintura e a fotografia é a de leigo sem qualquer conhecimento técnico. A apreciação, por isso, é baseada nas sensações que uma fotografia ou a pintura produzem em mim.









A arte do ferro é comparável a um rendilhado. Está patente nas fotos.











É de lamentar que a Câmara de Vila Flor não tenha disponibilizado verbas para o conjunto de fotos artísticas ter um enquadramento mais intimista.
Edifício da Câmara Municipal
O folar doce de Freixiel , feito por mão amiga, por altura da Páscoa, é especialmente saboroso, quando acompanhado pelo premiado moscatel Douro da cooperativa de Vila Flor.




Azêdas! Que saudades da infância!
Aqui está a minha foto preferida! Reconheci o local – a escadaria do Santuário de Vilas Boas. Gostei do enquadramento e da neblina pairando sobre a Ribeirinha.

A Outra. Parte a acção da telenovela da TVI é passada em Vila Flor, no solar da "família Pimentel" e na casa de personagem humilde.








Floração das amendoeiras a terminar.



3 comentários:

FC disse...

Muito boas fotografias professor?
Como vai a sua vida?Espero q esteja a correr tudo bem!
Va dando noticias!!
Grande abraco do seu ex aluno


Francisco Catarino

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anónimo disse...

ha, I am going to test my thought, your post give me some good ideas, it's really awesome, thanks.

- Thomas