segunda-feira, 11 de março de 2013

Amendoeiras Floridas

A Rota de Mirandela

No última semana de fevereiro, depois de uma tentativa frustante de fotografar amendoeiras em floração no Vale da Vilariça, Torre de Moncorvo e  Vila Flor, por falta de matéria-prima, o amigo em casa de quem passei o fim-de-semana, em Mirandela, recomendou-me  ir até Avidagos, à descoberta das amendoeiras.
 

Assim fizémos. O caminho, saindo de Mirandela pela N15, é panorâmico, tornado ainda mais atrativo com as amendoeiras em flor. As fotos foram tiradas entre Passos, Lamas de Orelhão, Franco, Pereira e Avidagos.
 
 
Capela à entrada do caminho para a aldeia de Pereira.
 
 
Nesta zona planáltica,  principalmente no trajeto entre Franco e Avidagos, a bonita estrada é bordejada de amendoais, a perderem-se de vista até ao sopé da Serra de Valpaços, vinhedos de Murça, terras de Ansiães e Serra de Bornes.

 
Em dia ensolarado,  o tratorista sai para o campo, para lavrar as terras.
 


Antigamente, na primavera, estes campos cobriam-se de verdejantes searas de centeio, tornados cor de ouro, no tórrido verão da Terra Quente.


Mas, subsídios comunitários substituiram culturas cerealíferas por amendoais, olivais e outras culturas arvenses.
 
 
 
Adubando o amendoal.
Como se vê, pelos tubos de rega, o amendoal deixou de ser uma cultura de sequeiro. O objetivo do investimento é que cada árvore produza maior quantidade de frutos e o miolo da amêndoa seja de maior dimensão.
 
 
 Cor e bucolismo
 
O pastor, além de cinco cães e do cajado com que todos andam, segura na mão um rádio, onde vai ouvindo o noticiário e a Joana cantarolar o  Cacetete da mulher  polícia.
 
 
Cão de gado transmontano a orientar ovinos e caprinos na travessia da estrada. Não é que os animais obedecem?
 
 
 
Beleza e perfume das amendoeiras da Terra Quente.
 
 
A Rota de Mirandela, das amendoeiras floridas, é uma excelente alternativa aos clássicos circuitos que englobam os concelhos das duas margens do Alto Douro.
 

Percurso proposto:
Mirandela - Passos - Lamas de Orelhão - Avidagos - Navalho - Carvalhal - Barcel - Fonte da Urze - Mirandela ou vice-versa.  Um percurso maior pode incluir Abreiro, Vilas Boas e Cachão.
 

Paisagens magníficas


Amendoeiras por todo o lado
 

 Amendoeira de floração temporã.


Por  causa das pétalas cor-de-rosa, estas flores de amendoeira, por vezes, são confundidas com flores de pessegueiro!
   
 
Que variedade frutifica nas flores? Será a molar, a amêndoa que mais facilmente se parte com os dentes?
 

 Variedade tardia de amendoeiras, ainda por florir.
 

Tradicional imagem de amendoeiras de pétalas brancas. Ao cairem formam um tapete de brancura, a que chamaram neve do Algarve, quando a região as tinha. Neve de pétalas brancas, agora, só no Alto Douro e na Terra Quente!
 
 
Depois de uma aprazível manhã a passear por entre amendoeiras em floração, regressei, feliz, a Mirandela, onde me esperava um suculento cozido feito pela Dona Lurdes.
 

Mirandela não é só terra das alheiras! Campanhas de marketing podem transformar o concelho na nova coqueluche das amendoeiras em flor!
 
 
Capela em Pereira 
 

Sem comentários: