domingo, 25 de fevereiro de 2007

Entêrro do Entrudo



Terça-feira de Carnaval de 2007 em Vila Nova, Vila Real









O funeral ou a queima de um boneco de palha representando Judas Iscariotes é um costume conservado em diversas localidades de Trás-os-Montes e de outras regiões de Portugal.



A sua origem perde-se nos tempos. Em alguns lugares a Queima do Judas é feita no Sábado de Aleluia ou durante a Quaresma mas em localidades como Vila Nova, próximo de Vila Real, o costume de se representar o cortejo fúnebre, leitura de testamento e queima do Judas na forca, é antecipado, vá lá saber-se porquê, para a noite de Terça-feira de Carnaval, véspera de Cinzas.

Na festa, pois de uma pantomina se trata, misturam-se práticas pagãs com símbolos do cerimonial fúnebre católico: a cruz, o sacerdote, o caixão, o acompanhamento do defunto em procissão, até ao cemitério.
O enterro, marcado para as 21h30, começou com os gaiteiros a tocar no largo junto à estrada, onde se juntou muito povo, incluindo mulheres, homens, jovens e crianças.
Saindo do Café Vila Nova, local de encontro do grupo dinamizador, o cortejo fúnebre percorreu ruas estreitas e mal iluminadas da localidade, até chegar à forca, onde o Judas seria queimado.
Na estrada, os automobilistas, surpreendidos pela marcha fúnebre, abrandavam e sorriam, cúmplices.À cabeça do funeral, atrás do caixão, alvo de todas as atenções, seguia a viúva carpideira, coadjuvada pelas comadres, representadas por actores e rapazes com jeito para a pantominice. Num meio pequeno e conservador, serem mulheres a representar estes papéis poderia não ser socialmente bem aceite.Na escuridão da noite fria, iluminada pela luz dos archotes, membros do «staff» funerário retiram do caixão um boneco tosco, representando a figura de Judas, o traidor.
Num palco montado junto ao cadafalso, a leitura galhofeira da sentença, testamento e vida pecaminosa do Judas, numa crítica chocarreira aos hábitos e costumes da comunidade de vizinhos e moradores de Vila Nova.A viúva de Judas enquanto chora desconsolada a morte do seu homem, vai deixando a porta aberta à companhia de outro. Ouve-se «Ganda puta, é o que tu és!»A viúva, divertida e de língua solta, provoca comentários mordazes de homens mais «ordinários». «Pois... tu não gostas dele cremado, só enterrado!»No contexto de regozijo pela queima do Judas traidor, soltam-se fantasias inibidas pelos interditos sociais, assumindo a viúva, com beneplácito dos participantes, a liderança da consciência colectiva.Depois do enterro, os gaiteiros do grupo de teatro Trouxa Mouxa, a comissão do funeral, a viúva e os seus amigos e comadres, voltaram para o café de onde havia partido o cortejo fúnebre, para continuarem o convívio pela noite dentro.O funeral e queima do Judas cumpriram o seu papel. O apóstolo maldito, imolado num auto-de-fé popular, serviu de bode expiatório, de catarse regeneradora e reforçou a identidade de pertença à comunidade.
Em Vila Nova o funeral de Judas tem os seus fervorosos guardiães. Para o ano, por bem da ordem social, repete-se o esconjuro. E toca a gaita!





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