


A modernidade, trazida pela electricidade, pelos Itinerários Principais e, mais recentemente, pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, transformaram Bragança numa aldeia de um mundo globalizado, capa da revista Time.



Este blogue é um tributo às minhas raízes transmontanas
Foram criados cinco percursos: O Milenar, que liga Chaves a Bragança, com passagem por Vinhais. O Paisagístico, com saída de Bragança pela EN217 em direcção a Sambade (Alfândega da Fé). O Monumental, que liga Chaves a Valpaços com passagem por Carrazedo de Montenegro. A Rota Dourada da Padrela, que cria um circuito entre Vila Pouca de Aguiar e Murça. E a Rota da Terra Fria, que sai de Bragança pela EN15 em direcção a Macedo de Cavaleiros.
Durante séculos a castanha foi o alimento básico da população rural. Hoje, quando há maior diversidade de escolha, quem não se regala com alheiras, batatas cozidas e nabiças cultivadas no souto?
A paisagem da Rota da Castanha é surpreendentemente bela. A sucessão de castanheiros e carvalhos, em diferentes tonalidades de verde, castanho, vermelho e amarelo, uma imagem tonificante para a vista.Ao longo da Estrada Europeia da Castanha surgem lameiros viçosos onde o gado bovino apascenta. Da carne tenra destes animais faz-se a famosa posta mirandesa, grelhada na brasa.
Em Sobreiró de Cima a tradição do magusto permanece viva. Num largo junto à estrada faz-se uma grande fogueira e assam-se as castanhas no tradicional assador de ferro. Homens e mulheres, todos participam e sentem orgulho na preservação de um costume que faz parte da memória colectiva.
Hoje, o castanheiro assume o papel de ex-libris da paisagem local. Esse destaque no enquadramento cénico é dado pela imponência visual dos soutos e também dos castanheiros isolados que, pela sua rusticidade, assumem um valor patrimonial e paisagístico.
RuralCastanea - Festa da Castanha de Vinhais, de 1 a 4 de Novembro de 2007. Venda e exposição de castanha, Mercado das colheitas de Outono, Stands de produtos de qualidade, Stands de empresas do sector, Exposição de máquinas agrícolas, Restaurantes, Semana Gastronómica da Castanha
Carro de lenha para aquecer o assador
O colossal assador, instalado no recinto exterior da feira, tem capacidade para assar uma tonelada de castanhas de uma só vez, suficientes para alimentar mais de sete mil pessoas. Gaiteiros de Vinhais
http://ferrado-de-cabroes.blogspot.com/2006/11/onde-castanha-ranha.html