O comboio chegou a Chaves em 29 de Agosto de 1921. Em 1 de Janeiro de 1990 a CP desactivou o troço da Linha do Corgo, Vila Real-Chaves.
A Câmara Municipal de Chaves recuperou a antiga estação de comboio, o cais de mercadorias e a casa do chefe da estação e transformou-os em museu ferroviário, centro sociocultural e galeria de exposições. No espaço exterior fez um bonito arranjo paisagístico.
Locomotiva a vapor, E 41, fabricada em 1904. Foi adquirida para ser utilizada na construção da Linha do Corgo.
O museu ocupa as instalações da antiga cocheira da estação, terminus da Linha do CorgoObjectos diversos são guardados no museu: bilheteira, bomba de incêndio, lanternas, balança, máquina de escrever …
Quadriciclo motorizado utilizado pelo pessoal superior da CP, aquando das inspecções à via. Foi fabricado na Alemanha no início da década de trinta do século XX.
Locomotiva a vapor, E-203, fabricada em 1911. Em 1927 fazia serviço na Linha do Corgo
Veículo para transporte de correio, construído em 1954.
Locomotiva a vapor, E 161, fabricada em 1905. Inaugurou o 1º troço da Linha do Corgo, entre a Régua e Vila Real, em Abril de 1906.
Mobiliário pertencente ao gabinete do chefe da estação de Chaves
Ex-cais de mercadorias transformado em espaço sociocultural do Instituto Português da Juventude e em galeria de exposições.
Exposição de jovens pintores galegos e trasmontanos.
Fachada da estação de Chaves
Antigo cais de embarque da estação feroviária e futura ecopista, à saída do túnel onde o comboio chegava a Chaves.
Entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, num percurso de 6 Km, já funciona uma ciclovia. O projecto é prolongá-la até Vila Real, Chaves e Verin, na Galiza.
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