terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sabores Transmontanos II

Feira da Caça
Macedo de Cavaleiros


Sábado, dia 31 de Janeiro de 2009, andei numa roda-viva! De manhã fui ao Festival de Sabores do Azeite, em Mirandela; à tarde estive na Feira da Caça, em Macedo de Cavaleiros; e à noite fui a Chaves, à Feira Sabores e Saberes.


Do IV Festival de Sabores do Azeite Novo, em Mirandela, não vi rasto. A quem perguntei onde era o “Mercado de Rua”, constante no programa do festival, ninguém me soube responder! Como também não dispunha de tempo para participar nos petiscos em Romeu nem no percurso pedestre de Vila Verdinho ...



... parti, pelo IP4, para Podence, onde a senhora da tasquinha da Casa do Careto me fez o almoço.

Depois de ter comprado umas máscaras de zinco fui para Macedo de Cavaleiros, situada a poucos quilómetros, no planalto das faldas da Serra de Bornes. À cidade, modernaça, sobeja em dinamismo o que lhe falta em história.

Falcoaria

Sem indústrias, Macedo de Cavaleiros, para se desenvolver, tem apostado no turismo cinegético. Durante a XIII Feira da Caça e III Feira de Turismo, entre 29 de Janeiro e 01 de Fevereiro de 2009, teve lugar a II Copa Ibérica de Cetraria disputada nas modalidades de altos e baixos voos, com falcões e águias, respectivamente. Na Feira da Caça só vi as aves. No entanto já assisti a voos de exibição de aves de rapina em Chaves, na Feira Medieval de 2008.




Armas de caça, antigas e modernas ...

... a preço de feira!


Vários estabelecimentos comerciais de caça, pesca e vestuário fizeram-se representar na Feira da Caça e de Turismo. Como a relação entre o preço e a qualidade era bastante convidativa não resisti a comprar uns sapatos e umas bonitas e boas botas, quase iguais ao calçado que de manhã tinha ido levantar no Mercado Municipal de Mirandela, ao artesão a quem tinha feito a encomenda em Dezembro passado. Não sei o que me deu para comprar quatro pares de calçado em poucas horas! Mas não estou arrependido, já andava farto das vigarices da Timberland, nos últimos tempos a vender gato por lebre.




Tiro ao alvo com arco e besta.
As centenas de caçadores que acorreram à Feira da Caça, para participar em actividades como a montaria ao javali e a Prova de Santo Huberto, na qual o desempenho dos caçadores é avaliado, fazem com que esta seja diferente, para melhor, de outras feiras de sabores e saberes.

Os caçadores, senhores educados e com elevado poder de compra, com seus inconfundíveis chapéus, vestuário característico e espírito de grupo, por onde circulam, imprimem uma aprazível atmosfera kitsch.



Hola Puebla de Sanabria!
Pedi a estes jovens espanhóis que vissem no meu blogue a foto que lhes tirei na feira. Espero que o façam. O queijo de cabra, o salpicão de veado e outras iguarias que lhes comprei souberam-me bem!

Como nas demais feiras de saberes e sabores, produtores de fumeiro marcaram uma forte presença.

Os enchidos são uma tentação!
Miniaturas de casas tradicionais transmontanas.
A Maior Sela do Mundo

Trás-os-Montes já tinha entrado no Guiness, o livro dos recordes, com o maior assador de castanhas e o maior pote de ferro do mundo. Agora tem também a maior sela, uma das atrações da feira da caça.

A colossal sela, dezenas de vezes maior que uma sela normal, mede 2,92 metros de comprimento e pesa 230 quilos. Foi feita por dois artesão de Torre de Dona Chama, vila com grandes tradiçoes de artesanato.

Sem comentários: