domingo, 17 de outubro de 2010

Vá para fora cá dentro

Dia Mundial do Turismo
27 de setembro

Castelo de Santo Estevão, Chaves 

O Dia Mundial do  Turismo, celebrado desde 1980 pela Organização Mundial do Turismo, é festejado em Portugal, um pouco por toda a parte.  Nesse âmbito, dando cumprimento ao slogan "Vá para fora, cá dentro", eu e a minha mulher saímos de casa, situada numa aldeia do planalto da Bolideira, para conhecer, aqui perto, o Museu Etnográfico de Mairos. Não tivémos sorte. A senhora que tem a chave do museu tinha ido ao Porto fazer tratamentos e só voltava ao fim do dia.  


São Cornélio  e Casas de Monforte vistas da barragem das Nogueirinhas

Resolvemos ir então visitar Chaves mas, chegados a Curral de Vacas,  desviamos de rota e fomos conhecer a barragem das Nogueirinhas, construída há uns anos para rega e abastecimento de água à cidade.


Aldeia das Nogueirinhas

Ao descer para a barragem, tínhamos  diante de nós o altaneiro castelo de Monforte de Rio Livre. Depois de vermos a barragem, seguimos por estrada alcatroada e fomos ter a uma desconhecida aldeia com meia dúzia de casas.  As Nogueirinhas, apesar de ficar a menos de 20 km de Chaves, noutros tempos, sem estradas, imagino eu, devia estar completamente isolada do mundo. No entanto, o lugar é bastante aprazível, para quem quer fugir ao rebuliço e estar em contato com a natureza.



Lagar de vinho ao ar livre







A caminho de Santo Estevão

Castelo de Santo Estevão

Atalaia da veiga de Chaves.


Igreja de Santo Estevão




Sem comentários: