sábado, 28 de abril de 2012

25 Anos de Saudade

Exposição no Ecomuseu do Barroso
 

José Afonso
 


A Câmara Municipal de Montalegre, dentre as atividades programadas para comemorar o Dia da Liberdade, de 2012, organizou uma exposição biográfica de José Afonso.
 

Zeca Afonso, autor de Grândola Vila Morena, morreu há 25 anos. Símbolo da geração contemporânea das 'Guerras  do Ultramar', continua vivo, tanto na memória da juventude que cantava a sua "música de intervenção", como na daqueles que não partilhavam dos seus valores sociais e políticos.



Homenagem de Montalegre aos militares que fizeram a Revolução dos Cravos.
 


 
 
José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu em Aveiro, em 1929;  e faleceu em Setubal,  em 23 de fevereiro de 1987, com a idade de 57 anos.
 
  
"Depois do 25 de Abril de 1974, José Afonso partilhou e entregou-se inteiro à liberdade, à solidariedade, à fraternidade". 
 
 

Réplica das ruínas do claustro, do mosteiro da Ordem de Cister, em Pitões da Júnias.
 
 
 
Bem nascido
Antes da visita à exposição no Ecomuseu do Barroso, desconhecia a origem social e o percurso de vida do cantor. Interrogo-me, por isso, sobre o que teria levado um jovem, nascido num berço dourado de Aveiro,  onde o pai era procurador da República e a mãe, pprofessora,  a abdicar de uma vida desafogada, para se juntar ao "reviralho".
 
 
 

 "Seu cagão"! Sem vocação para a vida militar, José Afonso, humildemente,  disse de si próprio: "Eu fui o menos classificado de todo o curso, por falta de aprumo militar". 
 

 
 O restauro do castelo e o ajardinamento do espaço envolvente foram feitos na gestão do poder autártico democrático.
 
 
 
 
Com os filhos do primeiro casamento.
 
 
 
 Com um grupo de alunos, Faro, 1964
 
José Afonso, professor
 
" A minha ação como professor era mais de caráter existencial, na medida em que queria por os alunos a funcionar como pessoas, incutor-lhes um espírito crítico, fazer com que exercitassem a sua imaginação à margem dos programas oficiais".
 
Foi expulso do ensino oficial por razões políticas.  
 
 
 
Chega de bois,  imagem de marca das Terras do Barroso. Câmara de Montalegre atenta à preservação do património barrosão.
 

Álbum a partir do qual comecei a conhecer, tardiamente, a música de José Afonso. O poeta e "cantor de intervenção" começou, no entanto, nos anos cinquenta, a cantar Baladas de Coimbra. Nesse tempo era respeitosamente tratado por "Doutor José Afonso". Depois, nos tempos de "andarilho", passou a ser o Zeca Afonso, um dos maiores vultos da música portuguesa do século XX.



José Afonso morreu prematuramente. Não repousa no panteão, ao lado de Amália Rodrigues mas, como a diva do fado,  permanece vivo no imaginário do povo português, liberto dos grilhões de uma ditadura, na alvorada do 25 de abril de 1974.
 
 
 
 
 





1 comentário:

Anónimo disse...

Usually I don't read article on blogs, however I wish to say that this write-up very compelled me to take a look at and do so! Your writing style has been surprised me. Thank you, quite great post.
Also see my web site: http://Www.sfgate.com/