terça-feira, 12 de maio de 2015

Feira do Morango

São Pedro Velho´15

No passado dia 10 de maio, como ia ao azeite a Freixiel, desloquei-me à aldeia do concelho de Mirandela onde, desde há vários anos se realiza uma Feira do Morango e do Vinho. 


Mirandela pertence à Terra Quente. Não é de admirar por isso que os morangos e as cerejas - também as havia à venda - amadurem mais cedo que nas vizinhas terras da Terra Fria transmontana.  

Em São Pedro Velho encontrei um grupo de amigos de Travancas, aldeia raiana do concelho de Chaves que, como eu, tinham vindo aos morangos.


Os morangos de São Pedro Velho são suculentos e doces. Pena é o resto. Com intenção de oferecer a amigos e familiares comprei caixas de 2kg,  a 4 € cada embalagem, num total de 20 kg. 


Apesar  do vendedor  "Augusto" ter garantido que tinham sido apanhados durante a manhã, o certo é que, mesmo tendo sido guardados no frigorífico, em menos de um dia muitos apodreceram rapidamente. Feira, sim mas com garantia de prazo de validade do produto, para que o consumidor não se sinta defraudado com a suposta qualidade.



Na Feira do Morango também se vendem outros produtos, como o queijo, o fumeiro e o vinho. Chanar-lhe Feira do Morango e do Vinho é um disparate porque as pessoas são atraídas pelo morango e não pelo vinho.


Na Feira do Morango também  há artesãos, como este senhor de Bragança que se queixou da exorbitância da taxa cobrada pela câmara na Feira das Cantarinhas.


  Trabalho artesanal  em pedra 


Morangos comn gelado, uma saborosa sobremesa!


Sem comentários: