segunda-feira, 1 de março de 2010

Carnaval do Rio... Tua

Assim se chama o entrudo em Mirandela


Pelo que me pude aperceber o "Carnaval do Rio Tua" restringiu-se a um desfile à base de samba, realizado no dia 16 de fevereiro, terça-feira gorda. Não ficou claro para mim, se os foliões eram só do Rancho Folclórico de São Tiago, coletividade local, ou se vinham de outras bandas, contratados e pagos pela Câmara local.


Sendo natural do concelho e defensor da preservação do entrudo, tenho pena que a autarquia tenha apostado no modelo de carnaval brasileiro para o concelho, a exemplo do que fazem, com sucesso, autarquias do litoral. Compreendo as ambições da cidade, apostada em realizar eventos de massa que levem forasteiros à cidade, mas preferia a revitalização do nosso entrudo.


Meninas adolescentes, rebolando ao frio, em biquini, como noutro Carnaval do Rio, nos trópicos. Justifica-se?



Esta bonita senhora, isolada na multidão que aguardava pelo desfile, despertou-me a atenção por usar lenço e segurar as mãos, uma na outra, como fazia a minha mãe! O samba dirá alguma coisa a pessoas como ela?






A menina era uma bonequinha de porcelana, mais entretida, na sua inocência, a comer algodão doce que a olhar o desfile!







Macedo de Cavaleiros, com quem Mirandela rivaliza em múltiplos aspetos, apropria-se dos caretos de Podence, aldeia pertencente ao concelho. Em certas aldeias de Mirandela, como Torre de Dona Chama, o entrudo tem grande tradição. Porque não dar mais visibilidade à sua recuperação, em proveito do concelho?



A ponte medieval tem dezassete arcos visíveis, todos diferentes. Estes dois não parecem o olhar em bico de Buda, pintado na stupa de Swayambhunath, em Katmandu, no Nepal? Ou uma daquelas máscaras típicas do carnaval de Veneza?



Nunca tinha reparado que esta estátua no Jardim do Império se chamava Princesa do Tua, nome atribuído, por extensão, a Mirandela! É bem bonita esta princesa!


Apesar de não ser o tipo de carnaval que aprecio, soube-me a pouco este desfile carnavalesco. Esperava que o cortejo tivesse mais alegria e uma dimensão maior, fazendo jus à publicidade "Carnaval do Nordeste, o mais alegre do país".

1 comentário:

mm.cursos disse...

Tio Adriano

Gostei de tudo principalmente das fotos, é para mim uma viagem olhar este blog.

Abraços de todos nós
Cida