quinta-feira, 18 de março de 2010

Tou Xim!


Onde você estiver, o telelé está lá
Quem não se recorda do célebre anúncio de um pastor a atender uma chamada telefónica no campo?  Foi em 1995, quando em Portugal ainda não havia telemóveis. Depois disso assistimos a uma revolução: o número de aparelhos celulares é superior, hoje, à população portuguesa.


Quando subia de Águas Frias de Monforte para o Planalto da Bolideira, a filosofar com os cinco euros que acabara de pagar pelo reconfortante almoço na aldeia, e a observar castanheiros e carvalhos, ainda sem indícios de que a Primavera vai chegar dentro de dias, eis que me deparo com a imagem -  surrelista, há 15 anos -  de um pastor  a falar ao telefone, tal como no anúncio publicitário.


Encostei o carro à berma da estrada e comecei a tirar fotos ao pastor, pedindo-lhe, por gestos, autorização para o fazer. Ele, entretido na conversa telefónica, parecia uma pop star indiferente ao paparazzo.

Chama-se Luis Lopes. É pastor há 24 anos. Começou aos doze com 25 ovelhas oferecidas pelo pai.

Hoje tem um rebanho de cento e três.





Comunicativo e de trato fácil, falou-me dos problemas que afetam a sua atividade profissional. Apontando o dedo ao governo,  disse que  em 2009 recebeu menos 800 euros de subsídio; este ano vai ficar sem ele porque só tem área para quarenta. Andar o dia todo só com essas ovelhas não compensa, justifica-se.

Tem dois cães, o Lobeiro e o Pastor. O cão pastor transmontano, o Lobeiro, vigia o rebanho e ataca os lobos. O Pastor é um rafeiro bem ensinado e obediente que o ajuda a manter o gado junto, correndo atrás de alguma ovelha tresmalhada. Dono e animal entendem-se bem e parecem felizes.

2 comentários:

Helena Teixeira disse...

Olá!
É engraçada essa história.Mesmo com pouco dinheiro e em risco de nem receber ajuda nenhuma,esse pastor é admirável,porque não desiste e tem o seu rebanho ali cuidado e estimado por ele e pelos seus amigos caninos.Parece-me um senhor de trato genuíno e simpatia verdadeira :)

Abraço
Lena

Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Abril do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Páscoa na minha Aldeia”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Abril. Participe. Haverá boa convivência e possíveis prémios (veja mais dia 29/03 no blog da Aldeia)!

Amilcar Pereira disse...

Uma história genuína do Portugal puro.
Não percebo nada dessas atribuições de subsídios, mas o que se depreende do texto é que, mais uma vez só quem tem muito é que é subsidiado, quem pouco tem e que precisava de alguma ajuda, não recebe nada.