quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Favaios em Festa

Capital do moscatel promove festival do pão e do vinho


Favaios, uma das seis Aldeias Vinhateiras do Douro, é uma terra do concelho de Alijó, literalmente cercada de vinhedos. A paisagem, bela durante todo o ano, é espetacular na época das vindimas!



Fiz-me à estrada, no primeiro sábado de outubro, sem conhecer o programa oficial do Festival do Pão e do Vinho, mas na expectativa de assistir a uma lagarada na capital do moscatel.   





Lavadeira à entrada de Favaios.  Face da gentes da terra, que não aparece nos catálogos de promoção turística.
Orientado pelo som dos  bombos dos Zés Pereiras de Cheires, fui parar ao centro da aldeia, onde havia barracas de artesanato e de comes-e-bebes.  Em eventos como este, o que me atrai mais é a gastronomia. A sandes de presunto com vinho  branco soube-me bem, e o queijo de cabra que comprei numa das barracas é uma tentação à gula.


Sem saber quem era  o jovem senhor que estava a ser entrevistado por uma rede televisiva,  supus, pela aparência e aparato, que fosse alguém importante da terra. E não me enganei. Pesquisando na net, descobri que se chama António Manuel Veiga Lobo Figueiredo Barros. Como é o presidente da Junta de Freguesia de Favaios, aproveito para lhe sugerir, a ele e ao Dr. Carquejo que, se querem atrair mais turistas ao concelho, não se devem esquecer,  ao menos, para o ano, de colocar o programa do Festival do Pão e do Vinho no sítio oficial da Câmara Municipal de Alijó. 




Edifício onde está instalado o Museu do Pão e do Vinho




O meu guia local



Igreja da padroeira







 Pão de Favaios: pão de quatro cantos







"...A região do Douro, considerada como ambiente, é uma maravilha do homem, não uma maravilha da criação.  Tudo ali canta a força e a vitória dos seus colonos. Da pedra se fez terra, do sol bravo o licor generoso, que tem um ressaibo de brasa e framboesa."
Aquilino Ribeiro











Sem comentários: