Capital do moscatel promove festival do pão e do vinho
Favaios, uma das seis Aldeias Vinhateiras do Douro, é uma terra do concelho de Alijó, literalmente cercada de vinhedos. A paisagem, bela durante todo o ano, é espetacular na época das vindimas!

Fiz-me à estrada, no primeiro sábado de outubro, sem conhecer o programa oficial do Festival do Pão e do Vinho, mas na expectativa de assistir a uma lagarada na capital do moscatel.

Lavadeira à entrada de Favaios. Face da gentes da terra, que não aparece nos catálogos de promoção turística.

Sem saber quem era o jovem senhor que estava a ser entrevistado por uma rede televisiva, supus, pela aparência e aparato, que fosse alguém importante da terra. E não me enganei. Pesquisando na net, descobri que se chama António Manuel Veiga Lobo Figueiredo Barros. Como é o presidente da Junta de Freguesia de Favaios, aproveito para lhe sugerir, a ele e ao Dr. Carquejo que, se querem atrair mais turistas ao concelho, não se devem esquecer, ao menos, para o ano, de colocar o programa do Festival do Pão e do Vinho no sítio oficial da Câmara Municipal de Alijó.

Edifício onde está instalado o Museu do Pão e do Vinho

O meu guia local

Igreja da padroeira

Pão de Favaios: pão de quatro cantos
"...A região do Douro, considerada como ambiente, é uma maravilha do homem, não uma maravilha da criação. Tudo ali canta a força e a vitória dos seus colonos. Da pedra se fez terra, do sol bravo o licor generoso, que tem um ressaibo de brasa e framboesa."
Aquilino Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário