terça-feira, 7 de setembro de 2010

Feira da Maçã' 10

Carrazêda de Ansiães

Não há amor como o primeiro

Conheci a Feira da Maçã em 2002. Regressado de uma viagem de carro que me levou à Polónia, Eslováquia, Repúblicaa Checa, Hungria e Croácia, entre outros países,  soube-me bem regressar a casa, ao Reino Maravilhoso e enibriar-me na feira, mergulhado nos sabores dos nossos petiscos e vinhos.



Jardim

 

Embora desejasse ter regressado antes à Feira da Maçã do Vinho e do Azeitecircunstâncias diversas só me possibilitaram voltar  este ano, quando já vai na 15ª edição.


Bonito recanto da vila



Em oito anos a feira cresceu e mudou de espaço...





A maçã de montanha é uma cultura em expansão no concelho. Com a crise a bater à porta dos produtores de vinho, aumenta de ano para ano o número de novos pomares.



Em Zedes fui encontrar um produtor ocupado na azáfama da colheita...




...que me vendeu uma grade de sumarentas maçãs, idênticas às que são comercializadas nos mercados mais exigentes. 

 

Fonte das sereias e chafariz


Oito anos depois fui encontrar a feira num espaço funcional  e moderno, dispersa pelo mercado e pavilhões de estrutura permanente.


Modernizou-se, perdendo o caráter rural de feira de barracas montadas em terra batida. Não gostei das alterações mas reconheço que como está é mais atrativa.












Missa na Igreja Matriz 


Procissão com os oragos das paróquias do concelho

























Sem comentários: