sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pesca à Truta no Rio Tuela

Nuzedo de Baixo, Vinhais

Trutas do Rio Tuela.
O Rabaçal, o Mente e o Tuela gozam da fama de serem rios truteiros, mas a Princesa e eu não tivémos sorte na nossa pescaria no rio Tuela, junto à aldeia de Nuzedo de Baixo, no passado mes de abril.
 

A montante da hidroelétrica das trutas, o Tuela tinha bom nível, a corrente era forte, a água estava fria e límpida. Pareciam reunidas as condições ideais para uma boa tarde de pesca.  No entanto, em abono da verdade, diga-se que somos pescadores inexperientes. Era a nossa primeira pescaria em águas doces!
 
 

Na pesca da truta temos de estar sempre a andar,  para montante ou jusante da corrente, a fazer lançamentos. Se o peixe não pica, desconfiado, o melhor é procurar outro sítio!
 
 
Lugar idílico para uma pescaria diletante e passar férias, em contato com a natureza.
 

Apreciador de peixe do rio, costumo saboreá-lo, frito, no restaurante Beira Rio, em Foz-Tua e numa tasca de Mirandela.  Trutas de viveiro, como-as em casa, compradas no super-mercado mas o sabor não é tão agradável.
 

No café, junto à ponte, disseram-me que no dia anterior alguém tinha pescado uma truta de dois quilos! História de pescadores? Mas trutas no rio Tuela, que las hai, las hai!  Garantem!
 
 
 
 

Sem comentários: