sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fonte dos Três Reinos

Ou Fonte do Moço


Próximo do penedo dos Três Reinos, em Moimenta de Vinhais, fica a  Fonte do Moço, a que os habitantes de Castromil (Castela) e de Cadavos (Galiza) chamam de Fonte dos Três Reinos, conforme se pode ler na placa colocada no local pelo Ayuntamiento de A Mezquita, concelho a que a aldeia de Cadavos pertence.
 
 


Nas redondezas da tripla linha fronteiriça era a única fonte que não secava no verão.  Porque permitia aos gados beberem era, por isso, de extrema importância para as três povoações raianas.
 


Apesar da fonte pertencer desde tempos remotos ao termo de Moimenta, de acordo com as Inquirições de 1258, mandadas fazer por D. Afonso III, galegos e castelhanos continuaram a não aceitar a soberania portuguesa. A questão só ficou resolvida com o Tratado de Limites, assinado em1864. Por ele, no Artigo 3º,  o reino de Espanha reconhecia que a fonte fica em território português.




Atendendo, no entanto, aos usos e costumes, reconhecidos pela comunidade, ficou acordado, a seguir ao tratado, que os habitantes de Castromil  e Cadavos poderiam levar os seus gados ao bebedouro comum da dita Fonte do Moço, situação que perdura.



Território português junto à fonte.
 

Vista sobre a Fraga dos Três Reinos e a Serra de Marabon,  espanhola.
  
 
Uma boa caminhada, desde Moimenta da Raia, para os amantes da natureza! 
 

Sem comentários: