domingo, 31 de maio de 2009

Tua, nossa energia pelo rio vivo

Rios de dinheiro gasto em publicidade enganosa



Acção de protesto contra campanha EDP - Barragens

“Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco”
Edmund Burke

Levando a cabo a máxima do filósofo irlandês, este jovem ambientalista, exercendo o seu dever de cidadania em defesa da preservação da natureza, esteve, das 9h às 13h, do dia 20 de Maio, à porta da EDP, na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, a protestar contra a campanha publicitária em curso.

Passei por lá, para lhe fazer companhia. Não sou contra as barragens em si mas, em concreto, não concordo com a construção da barragem no Rio Tua por implicar a submersão da Linha do Tua e pelo impacto negativo que causará ao vale.

Neste aspecto alinho com as críticas tecidas no comunicado emitido pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua à Declaração de Impacto Ambiental emitida pelo Ministério do Ambiente, favorável à construção da barragem.

No final da acção o jovem entrou nas instalações da EDP para redigir o seu protesto no Livro de Reclamações.


A COAGRET, associação ambientalista com sede em Mirandela, associaou-se ao protesto contra a campanha publicitária da EDP, promovendo a concentração de activistas às Quartas-feiras, das "5 às Sete" da tarde, junto às instalções da empresa em Lisboa.

A organização discorda que quando a empresa de electricidade projecta uma barragem, como no Rio Tua , esteja a projectar um futuro melhor para a região. Se assim fosse, diz a Coagret, Montalegre e Miranda do Douro, regiões de barragens, seriam desenvolvidas.

Uma grande barragem tem impactos negativos no ecossistema, reduzindo a biodiversidade e provocando a erosão costeira. Cria empregos precários e sumerge postos de trabalho na agricultura e no turismo. As águas "paradas" prejudicam a qualidade da água ...

1 comentário:

Blog O Directory disse...

Hi, I ran across your blog and found it very interesting. You should take a minute and submit your blog to Blog O Directory for free and also I invite you to stop by the forums to say hello and show your blog to the community. Chat with you soon :-)

-Mel
Blog O Directory
Blog O Directory Discussion Forum