segunda-feira, 6 de julho de 2009

Segirei, Capital da Blogosfera Flaviense

XI Encontro de Bloguistas de Chaves
No passado dia 27 de Junho de 2009 a nata da blogosfera flaviense esteve reunida em Segirei, aldeia da freguesia de São Vicente da Raia. O convívio, aberto a fotógrafos e acompanhantes, contou com a presença, aproximada, de 36 bloguistas. A maioria dos participantes era do sexo masculino e tinha acima de 40 anos. Os jovens, com menos de 35 anos, estavam em minoria. Quanto a profissões, o professorado era o grupo mais numeroso.



Segirei, encravada nos montes, é a aldeia raiana mais distante da sede do município. Quando a conheci, ficava no cu de Judas. Ir lá era uma aventura. A estrada, cheia de curvas, ravinas e calhaus, era um caminho lamacento no Inverno e poeirento no Verão. Hoje é uma estrada aprazível para os amantes da Natureza.

Os convívios, da blogosfera flaviense, realizam-se, alternadamente, no Inverno e no Verão. Participei pela primeira vez. O convite, presumo que por ser autor do blogue Travancas da Raia, chegou por e-mail.
O grupo saiu de Chaves numa camioneta da CMC. Como Travancas, onde me encontrava, fica no caminho para Segirei, fui de carro até São Vicente, ao encontro dos demais. Próximo da aldeia cruzei-me com um rebanho de cabras e no local onde a camioneta estava parada passou outro pastor mas de ovelhas.
São Vicente, patrono da aldeia
À espera dos bloguistas estava o Presidente da Junta de Freguesia. Na visita à aldeia foi ele o cicerone.


A paragem em São Vicente da Raia, para tomar café e conhecer a aldeia, proporcionou situações que contribuíram para o reforço de relações de convivialidade.
O senhor que tira o retrato à esposa e à amiga que me os apresentou, é o “Cancelas”. No momento ainda não sabia que era ele o autor do agradável comentário feito em “A Chave do Paraíso”, postagem colocada por mim no blogue de Travancas da Raia. Gostei de conhecer o casal, ambos bloguistas, http://cancelas.blogs.sapo.pt/ e http://meguimaraes.blogspot.com/
Uma das antigas estrelas do Grupo Desportivo de Chaves no início da década de sessenta, Domingos, natural de São Vicente da Raia, também é bloguista. Depois de ter emigrado para os EUA, regressou à terra natal, onde vive. A cave da sua casa é um museu etnográfico onde coexistem memórias e objectos pessoais com utensílios agrícolas e uma garrafeira.
A caminho de Segirei avista-se a aldeia da Aveleda, no fundo do vale. Nunca lá entrei mas tenho curiosidade de conhecer a terra onde até o senhor padre foi à «bruxa».
Depois de alguns de nós termos deixado os carros na praia fluvial de Segirei, o autocarro da CMC levou-nos ao outro lado da raia, à Área Recreativa da Cidadelha, no concelho de Vilardevós, para percorrermos a pé uma pequena parcela dos Caminhos do Contrabando Galaico-transmontanos.







O Caminho do Contrabando, na zona que visitamos, acompanha o ribeiro que desagua no Rio Mente. Este percurso, de uns dois quilómetros, em território espanhol, é arborizado, frondoso e refrescante.
A entidade responsável pela criação da Ruta do Contrabando esmerou-se no embelezamento de espaços verdes, construção e restauro de degraus de xisto, de pequenos pontões de madeira e de pedra, de escadas metálicas em lugares mais íngremes, restauro de moinhos e limpeza do caminho.

Os fotógrafos bloguistas tiveram muito que fotografar!
A água da pequena cascata, há milhões de anos a cair, cavou um poço largo na rocha.




Cascata grande. A água cai de uma altura de mais de 100m, seguramente! Igual, em beleza, só as Fisgas de Ermêlo, na Serra do Alvão!
Ouvi dizer que a Quinta, virada para Portugal, é do consul da Austrália, neto do anterior proprietário, um abastado galego.




A cascata é o ponto alto do Caminho do Contrabando nesta zona fronteiriça. É o cartão postal que pode atrair muitos amantes da natureza a uma região desconhecida, contígua ao Parque Natural de Montesinho.

O curto passeio termina um pouco mais abaixo da cascata grande que pode ser vista deste impressionante rochedo semelhante a um promontório. Segirei fica logo ali, mais abaixo! Mais um pouco e a cascata era nossa! Mas agora tanto faz ser espanhola como portuguesa, o proveito económico é de todos, de ambos os lados da fronteira.

Antes do regresso à praia fluvial de Segirei, visitámos o centro da aldeia. A co-organizadora do XI Encontro da Blogosfera Flaviense, Tânia Oliveira, aí residente e autora do blogue http://segirei.blogs.sapo.pt/ parece cumprimentar alguém por quem nutre especial carinho.




Apanhado!


Quinta da Cascata Grande vista de Segirei


Praia fluvial de Segirei, local do almoço.

Os espanhóis têm a cascata e nós temos a praia, importante local de lazer para as populações dos dois países.



A seguir ao almoço, depois de curta sesta, foram apresentados os livros de Gil Santos e José Carlos Barros e anunciado o lançamento de um terceiro sobre cancelas e chaminés durante um jantar na Adega do Faustino, em Chaves, no dia 9 de Julho.
Nesta altura já o presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Baptista, em nítida acção de pré-campanha eleitoral, se juntara ao grupo de influentes bloguistas. A reeleição, embora não se deva contar com o ovo no cu da galinha, «já está no papo»! »! A CMC além de apoiar o encontro, disponibilizando a camioneta para transportar os participantes, também ofereceu brochuras e outro material a cada um deles.

O encontro continuou até à hora do jantar, antecedido de uma sessão de fados e flamenco cantados por Dona Zulmira Oliveira e por Rafael, andaluz radicado na Galiza e que, juntamente com Pablo, guarda florestal espanhol, acompanhou o grupo de convivas no passeio pedestre.



Segirei, capital do XI Encontro da blogosfera flaviense, vista da Cidadelha.

Sem comentários: