quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Feira da Alheira

Na Princesa do Tua

Durante dois fins-de-semana, a Câmara Municipal de Mirandela promove uma feira gastronómica em que a alheira é rainha.  O próximo  cai nos dias dois e três de março de 2013.

 
Fazendo jus à designação de Mirandela, "Cidade das Flores", o espaço envolvente à feira foi decorado com carretas de flores. 
 

A "Alheira de Mirandela", ex-libris da cidade, é o cartão de visita que leva o nome da cidade a todo o país.   Além da tradicional alheira, feita com entremeada de porco, couracha e galinha,  e da "alheira de caça", a oferta estende-se agora à "alheira de bacalhau", a 7,50 € o quilo.
 


A Alheira de Mirandela, a pretexto, talvez, de  ter sido eleita uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, é vendida a oito euros,  mais cara que a alheira artesanal, de excelente qualidade, mas sem selo de certificação.  
 
Esta medida pode ser um bom negócio para quem produz mas não, necessariamente, para quem consome. O mesmo produto tem preço diferente, com selo ou sem ele. Ser mais caro nem sempre é   sinónimo de qualidade superior!



Além da alheira, o consumidor encontra todo o tipo de fumeiro nas barracas instaladas nos três pavilhões do Parque do Império.
 

Queijos, queijos, queijos... de cabra, de ovelha, de vaca, de mistura.  É impossível aos gourmands não provarem os saborosos petiscos das queijarias Vaz, do Navalho, e da Escola Agrícola de Carvalhais.
 

A padaria Avô Moleiro apresentou-se com uma variada gama de pães. Porque é que as padarias de Oeiras, um dos concelhos com maior poder de compra do país, priviligiam o consumo da carcaça ? Apetece dizer, Avô Moleiro, para Oeiras!
 

Doce tentação! 
 

Folar doce, com delicioso sabor a aguardente.


 Tapeçaria tradicional.
 
 
Livros comprados na Feira da Alheira
 

 OS TEIXEIRA LOPES. O título do livro despertou-me a atenção porque  uma tia de Abreiro, já falecida, falava-me dessa família, "muito nossa amiga", dizendo que o pintor Armindo Teixeira Lopes era "nosso parente", por parte de um avô paterno. O enigma, contudo, permanece.
 
Quem é o Alfaiate de Mirandela? A menina do stand da Câmara apenas me soube dizer  que o homem tinha sido preso pela PIDE.  Joaquim Natal Figueiredo, 1919-1986, além de ser comunista,  era tio da esposa do Dr. José Silvano, presidente da Câmara de Mirandela. A biografia, escrita por Albano Viseu, doutorado em História, é uma homenagem da família ao mirandelense anti-fascista.   
  

Princesa do Tua
 
 
Mirandela, Cidade florida 

Valeu a pena deslocar-me a Mirandela, à Feira da Alheira e ao convívio com amigos.  Ó Mirandela, quem te viu há-de voltar!
 

1 comentário:

Avô Moleiro disse...

O Avô Moleiro agradece as palavras carinhosas e as fotos maravilhosas. Obrigada pela referência à nossa casa! Teremos todo o gosto em recebê-lo novamente.