segunda-feira, 25 de março de 2013

Festa do Folar em Valpaços

Saberes e sabores valpacenses

Durante três dias,  de 22 a 24 de março, a Capital do Folar voltou a estar em festa, para a XV edição da  feira. Participar nesta festa é já um hábito.
 

Outras vilas e cidades transmontanas organizam feiras do fumeiro; Valpaços tem a do folar,  todos os anos, no fim-de-semana que coincide com Domingo de Ramos.
 
 
O folar transmontano é feito com carne de fumeiro. Em todos os stands o folar era vendido a 10 euros o quilograma. Concertação de preços? 
 

Em todos as tendas se dava a provar o rei da festa, o folar de carne, especialidade transmontana.
 

Antigamente, quando cada família cozinhava o próprio pão, para vários dias, era costume colocar os centeios numa tarandeira para os resguardar dos ratos.
 
 
Há sempre tendas enfeitadas com louceiros, em que não falta o jornal picotado, como era costume.
 

Dizer qual a padaria ou artesão que faz melhor folar é subjetivo, sobretudo quando não se conhece o produto de todos os  expositores. No entanto, não resisto a mencioar a excelente qualidade dos folares das padarias Fontoura e Moutinho, ambas de Argeriz, concelho de Valpaços. Só uma destas padarias passou fatura sem ser solicitada!
 
  

Fumeiro de Valpaços.A Feira é do folar e de outros saberes  e sabores.
 
 
A animação, no pavilhão ou em palco, na zona de restaurantes, foi uma constante no domingo, com a atuação de grupos musicais e ranchos folclóricos.
 

A menina do Futsal de Valpaços. 


Galeria de arte.
Este ano foram expostos trabalhos de alunos da universidade senior.  Gostei da candeia acesa e do Viaduto das Presas, no Rio Tua.
 

Bailarina do rancho folclórico de Sonim, concelho de Valpaços



 Rapazes de Carrazedo de Montenegro em traje domingueiro.
 

Cesta com ramo  de oliveira  e alecrim
 

 Noiva do Rancho  folclórico de Carrazêdo de Montenegro.
 
 
Senhor Albérico e D. Maria Adelaide, casados há mais de 50 anos,  dançam no rancho folclórico.
 

Acordeonista
 

A escada, demasiado alta, e a porta estreita,  são um perigo para quem entra ou sai do pavilhão. Numa situação de pânico podem morrer pessoas.  No interior, o espaço também é pequeno; uma tentação para carteiristas.
 
 
 Para o ano há mais feira do folar!
 
 

Sem comentários: