domingo, 4 de dezembro de 2011

Brigada Luso-Espanhola na Raia

Surpreende bloguistas e fotógrafos
 XVI Encontro  da Blogosfera Flaviense


Agente da guarda-fiscal a identificar, no autocarro, o homem a quem se  deu boleia, pouco antes, na fonte das termas "Águas da Facha", perto de Vilarelho da Raia.


Agentes da "Guardia Civil" espanhola na fronteira.


Dentro do autocarro, bloguistas e fotógrafos da Associação Lumbudus, portugueses e espanhóis, participantes no encontro  de inverno da blogosfera flaviense, realizado dia 3 de dezembro, na freguesia de Vilarelho da Raia, ficam apreensivos com a inusitada operação stop.



Identificação do veículo feita por zeloso agente da autoridade.



Brigada, dentro do autocarro, à procura de um passageiro. Faz-se silêncio.


Apesar de resistir, o homem é levado pelos agentes para o jipe da guarda-fiscal.


Bloguista indignada sai do autocarro e vai ter com um dos agentes, questionando-o por não usar gravata nem estar identificado.

Outros participantes tambem se aproximam timidamente dos agentes da brigada mista luso-espanhola, tentanto perceber as razões do controle fronteiriço.


Afinal tratava-se de uma representação, esclarecem os membros da Associação Cultural de Vilarelho, disfarçados de agentes da ordem, para mostrar aos bloguistas os tempos em que havia contrabando e nas fronteiras não havia livre circulação de pessoas e mercadorias. Nesse tempo, até eu passei uma vez a ribeira de Feces a pé, para escapar ao controle da guarda-fiscal, em Vila Verde da Raia.


Pode seguir viagem, diz o guarda-fiscal ao motorista. Rabal, aldeia galega para onde o grupo se dirigia, ficava já ali a dois passos.




Sem comentários: