quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pelo Comboio em Trás-os-Montes

Contra a barragem de Foz Tua


Manifestação de velas, em Mirandela, em defesa da Linha do Tua, levada a cabo por cidadãos, de mente não anestesiada, que têm em comum os valores de preservação da  natureza, do património ferroviário em Trás-os-Montes e da identidade regional.


No âmbito das atividades "Pelos Vales Durienses Ameaçados"  promovidas por várias organizações, realizou-se esta tarde, feriado comemorativo da Restauração da Independência nacional, em 1640, um colóquio  em que os oradores sensibilizaram a assistência para a problemática da mobilidade ferroviária em Trás-os-Montes, barragens e produção energética, despovoamento de Trás-os-Montes e política de financimaneto das autarquias.


O Dr. Silvano, presidente da Câmara Municipal de Mirandela e único autarca dos municípios do vale do Tua a dar a cara pela defesa do comboio, fez uma retrospectiva das lutas em defesa da Linha do Tua e da maternidade, entre outros combates relembrados.  Em sua opinião, alguma coisa se ganhou, tendo valido a pena lutar contra o poder central.



Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, em defesa do poder local, esteve presente no colóquio e na manifestação de velas.



A manifestação partiu do Centro Cultural e terminou na  estação do caminho de ferro, em cujo cais de embarque os manifestantes deixaram  velas a arder. O Plano de Atividades "Pelos vales durienses ameaçados" prolonga-se até domingo.



Sem comentários: