domingo, 6 de maio de 2012

Feira do Morango

São Pedro Velho - Mirandela

Mirandela, a preparar já a Feira da Cereja, no próximo  dia 13 de maio, em Mascarenhas, organizou este fim de semana, através da Junta de Freguesia de São Pedro Velho, a IV Feira do Vinho e Morangos.


“O morango é um produto de excelência na aldeia, aqui mesmo produzido, é consumido em grande parte da região de Trás-os-Montes” . Carlos Pires, Presidente da Junta.


Na freguesia há cinco produtores, já houve seis, que produzem cerca de cem toneladas anuais de morangos.


Exploração junto ao Rio Tuela.


A produção iniciava-se por volta do mês de abril e prolongava-se até agosto. Agora, graças  a uma variedade que está constantemente a florir, consegue-se produzir até novembro.


Morangos  grandes, suculentos e doces.


A Câmara aposta na realização deste tipo de eventos nas aldeias, como forma de promover a produção local.

Produtor satisfeito. Em 2011 vendeu cerca de 1500 kg de morangos durante o certame.


Muita gente desconhece que São Pedro Velho, situada na Terra Quente,  seja uma aldeia produtora de morangos para o mercado. A feira  contribui para lhe dar mais visibilidade.



Falta de concorrência! Todos os produtores vendem a dez euros a caixa  de 10 kg. Parece claro que concertação de preços não favorece o consumidor.


Mas a feira não é apenas do morango.

Queijo, vinho, azeite, figos, artesanato... É tudo transmontano! Nada, diz a Câmara, vem de outras regiões!


É aqui, na padaria do Amândio, que se fabrica do melhor pão centeio de Mirandela e um dos melhores do Norte de Portugal. O segredo é o fabrico tradicional e cozido em forno de lenha.  Até as alheiras de Travancas, concelho de Chaves, são feitas com pão de São Pedro Velho!


A feira,  apesar de se realizar num espaço rural e ter poucos anos de existência, apresenta-se com a animação de feira feita com profissionalismo.


Gaiteiros de Lebução


Tive a sorte de durante a  minha estadia ter visto atuar  este grupo, fundado  em 2003 na aldeia de Lebução, concelho de Valpaços.


Em conversa com o professor Manuel, galego de Ourense, fiquei com a ideia que sente nostalgia do tempo em que galaico-portugueses  não estavam divididos por fronteiras políticas. 
Mas, aqui na raia, a Portugal Telecom ergue mais uma em nome do progresso. Antes do TDT chegar à aldeia víamos canais espanhóis. Agora, o apagão até isso nos tirou!



Depois de ouvir os Gaiteiros de Lebução tocaram tão bem A Carvalhesa, Alá!, como dizem os de Arzádegos, fui a casa do amigo de  Vila Flor abastecer-me de azeite fino da Terra Quente, antes de regressar à Capital da Batata.













Contada delo Abade de Baçal
Custódio, santo soldado, natural de São Pedro Velho. 


"Inocentemente arcabuzado em em 12 de maio de 1813, em Vila Real, onde se  encontra sepultado na igreja da misericórdia, considerando-o santo o povo, a ele recorre nas suas aflições, sem esperar o beneplácito de Roma".



Casa das varandas.
Quem salva esta preciosidade das desavenças entre herdeiros?


Sem comentários: