Dia Mundial do Turismo
27 de setembro
Castelo de Santo Estevão, Chaves
O Dia Mundial do Turismo, celebrado desde 1980 pela Organização Mundial do Turismo, é festejado em Portugal, um pouco por toda a parte. Nesse âmbito, dando cumprimento ao slogan "Vá para fora, cá dentro", eu e a minha mulher saímos de casa, situada numa aldeia do planalto da Bolideira, para conhecer, aqui perto, o Museu Etnográfico de Mairos. Não tivémos sorte. A senhora que tem a chave do museu tinha ido ao Porto fazer tratamentos e só voltava ao fim do dia.
São Cornélio e Casas de Monforte vistas da barragem das Nogueirinhas
Resolvemos ir então visitar Chaves mas, chegados a Curral de Vacas, desviamos de rota e fomos conhecer a barragem das Nogueirinhas, construída há uns anos para rega e abastecimento de água à cidade.
Aldeia das Nogueirinhas
Ao descer para a barragem, tínhamos diante de nós o altaneiro castelo de Monforte de Rio Livre. Depois de vermos a barragem, seguimos por estrada alcatroada e fomos ter a uma desconhecida aldeia com meia dúzia de casas. As Nogueirinhas, apesar de ficar a menos de 20 km de Chaves, noutros tempos, sem estradas, imagino eu, devia estar completamente isolada do mundo. No entanto, o lugar é bastante aprazível, para quem quer fugir ao rebuliço e estar em contato com a natureza.
Lagar de vinho ao ar livre
A caminho de Santo Estevão
Castelo de Santo Estevão
Atalaia da veiga de Chaves.
Igreja de Santo Estevão
Sem comentários:
Enviar um comentário