Cobre de branco Planalto da Bulideira
As aldeias da raia, Travancas e Argemil, situadas à cota de 850 a 900 metros, no Planalto da Bulideira, concelho de Chaves, estão há três dias cobertas de branco, devido ao nevão do dia 27 de fevereiro.
Imagens de Travancas
Na véspera do Carnaval tinha havido outra grande nevada mas a neve acumulada não chegou a ser tão espessa porque a temperatura não permaneceu baixa como desta vez.
Taça de neve
Estendal
Embora o clima esteja a mudar, as nevadas, nestas terras altas da raia transmontana, aparecem com alguma frequência, entre novembro e abril.
São Bartolomeu, padroeiro da aldeia.
Alguns moradores, mal parou de nevar, começaram a retirar a neve da entrada de casa ou da garagem.
Azevinho
Rua do Sol - Caminho do contrabando.
De Travancas a Argemil
Imagens de Argemil
A estrada corta Argemil ao meio. Do lado esquerdo fica o bairro das Poulinhas, onde os moradores, em terrenos baldios, construiram as suas novas casas. Do lado direito fica o núcleo histórico da aldeia, com lindas casas de granito a precisarem de restauro.
Casas garridas no Bairro das Poulinhas.
Capela do Senhor do Socorro, entre Argemil e Travancas.
Entrada de Travancas à vinda de Chaves.
As aldeias não chegaram a ficar totalmente isoladas porque os tratores vão fazendo algum trabalho de limpeza da neve. O pior foi na manhã do dia seguinte com a acumulação de gelo na estrada, devido às temperaturas negativas durangte a noite.
Limpa-neves chegou ao fim do dia.
O dia de grande nevada terminou com o sol a brilhar.
Sem comentários:
Enviar um comentário